.prosa ou poesia? alma ;T

“…depois de todas as tempestades e naufrágios o que fica de mim e em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro”

[Caio Fernando Abreu]

Me perguntaram uma vez o que eu preferia: se
prosa ou poesia.Não me lembro ao certo o que respondi, mas me peguei refletindo sobre isso um dia desses.

Constatei que não há preferência, pois considero d eigual valor as duas composições.Me acompanhe:

Na poesia, o autor ‘lapida’ o texto, de forma a deixá-lo ritmado, com linguagem elaborada e com estrofes bem simétricas.Além da predominância de recursos estilísticos, que concebem formatos de texto inteiramente formados, prontos para receber seus escritos.

Já na prosa, o autor deixa fluir livremente a inspiração e o texto é publicado sem grandes ‘maquiagens’.É tudo natural.

Assim, o cara tem que ser ‘foda’ tanto pra escrever naturalmente bem, como pra uniformizar e embelezar o que escreve.Isso pra mim equipara ambos os estilos.Mas me leva a outra questão: como saber se sou poeta ou narrador? Se minha escrita tem ritmo ou se minhas idéias ficam mais bem expostas num texto comum?

E eu mesmo respondo.A prática.O maldito hábito de escrever leva ao conhecimento do estilo próprio.É preciso entregar-se ao que Caio F. Abreu chama de ‘sangrar em papel’.É preciso pôr ali tudo, todas as razões e misticismos e achar que aquilo tá bom.

Como hobby, como arte ou como distração, me entrego inteiramente ao exercício de escrever.

7 Respostas to “.prosa ou poesia? alma ;T”

  1. DIogenes Says:

    adoooruh

  2. Vivih Says:

    Oh God! *-*

    Ficou tão feliz de ver tu gostando de Caio..ele é a vida, a poesia! :~

    vivi ama muito Caio e Arthur hihi 😡

  3. vlad Says:

    prefiro prosa… nao sei escrever poesia! :p

  4. Jonathan Holanda Says:

    Me lembrou aulas de literatura ^^

    Sempre lindo x.x

  5. ViníciusGouveia Says:

    As vezes ñ tenho a menor paciencia pra ler oq vc escreve, mas vc insisti, ai eu leio, relaxo e me identifico.

    ^^

  6. lb_soulier Says:

    Arthur… Tenho quase certeza de que ser poeta é dom, quase uma natureza que se revela no papel. Narrar, eu diria, é meio como ‘fofocar’, só que uma forma elaborada, intencional, articulada! Um texto, já dizia minha querida professora Ecyr, é igual um tecido, seja prosa ou poesia: tem que ter coesão, estar tudo encaixadinho, alinhado… “Continue a nadar, continue a nadar, a nadar, nadar…”, fikdik!!!

  7. Vitor Says:

    ai, como vc escreve bem, queria eu ter esse dom pra escrever 3 laudas sobre assuntos desinteressantes. \facul

    eu fiquei viajando na imagem que vc postou, que coisa macabra, não?

Deixe um comentário